3 Meses de Faixa Preferencial
para ônibus no Canal 2
para ônibus no Canal 2
Após 3 meses da criação da faixa preferencial para ônibus no sentido centro x praia, entre as 17hs e às 20hs, pode-se claramente perceber que houve uma melhora significativa tanto no trânsito, quanto para quem se utiliza de ônibus para se locomover pela região.
Com a proibição de se estacionar na Avenida neste mesmo horário o ganho de espaço foi significativo e contribuiu para o melhor andamento do fluxo, a população que trabalha ou reside no entorno, pouco escuta agora o barulho das buzinas que era constante no horário de pico até a criação da faixa preferencial e da proibição do estacionamento da avenida.
Criar mecanismos para um transporte mais saudável é sempre bem vindo, mas ainda é necessário criar estímulos para que a população deixe seu veículo particular em casa e comece a frequentar as catracas do transporte coletivo. Em uma cidade onde se tem uma das tarifas mais caras por trecho percorrido, fica muito complicado pensar nessa realidade se nenhuma medida for realizada, por parte das autoridades locais. A empresa permissionária que atua no transporte coletivo da região, a Viação Piracicabana LTDA do grupo Áurea, alega que o excesso de gratuidades que a mesma oferece em seus coletivos é o grande vilão da tarifa ter um valor tão alto na região.
Vale lembrar que Santos é uma cidade com um número significativo de aposentados e que estes por sua vez, estão no seu direito de embarcar nos coletivos de forma gratuita, entretanto, cabe ao poder público pensar de forma estratégica, como por exemplo subsidiando o preço da passagem para a empresa. Diante disso, duas possibilidades poderiam ocorrer, ou o barateamento da tarifa e um aumento na demanda de passageiros, reduzindo assim o número de veículos particulares nas ruas, ou um melhor investimento em frotas mais confortáveis para o usuário, visando e gerando a mesma situação comentada acima. Apesar do desejo para que estas articulações possam virar realidade, o dia a dia é bem diferente e o jogo de interesses ainda predomina entre o poder público e privado.
Quem sofre é a população por ter de pagar um valor altíssimo numa tarifa de ônibus onde cada habitante que se utiliza do transporte coletivo roda em média menos de 8km e mesmo quem não se utiliza do transporte coletivo da região sofre de tanto ficar preso num trânsito sem fim que acorrenta nossas cidades, o estado e até mesmo tantas outras pessoas neste país a fora.
Texto: Diogo Amorim
Local das fotos: Av. Doutor Bernardino de Campos
(Canal 2 - Santos/SP)
(Canal 2 - Santos/SP)
Fotos: Diogo Amorim
A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem e divulgação de Diogo Amorim
(Equipe Litoralbus)
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